Momento DEZ

Edição 104 - Publicado em 01/Agosto/2010 - Página 10

O que fazer para vencer?
Para vencer a preguiça, o cansaço, o desânimo, a falta de alegria que às vezes nos impedem de nos desenvolver como estudantes exemplares, o leão nos dá algumas dicas muito valiosas:

Fazer Gongyo e Daimoku
Se as orações para nós é um desafio, ao mesmo tempo podemos considerar a solução de todos os problemas. Dez, vinte, trinta minutos? Uma hora, duas horas? Cada pessoa tem seus objetivos e lança um desafio de Daimoku para concretizá-lo. O presidente Ikeda responde que a oração é nossa “arma” mais poderosa. Se recitarmos Daimoku de todo coração e continuarmos a empreender esforços para desafiar nossa situação, seguramente venceremos no final. É a mais pura verdade.
 
Ter coragem

Não tenham receio de lançar objetivos e lutar por eles. Por exemplo: acordar cedo para fazer Daimoku, comer comida saudável e que muitas vezes não gostamos, tomar banho quando a mãe nos lembra, pedir desculpas por algo de errado que fizemos. Enfim, muitas vezes, sabemos que temos que fazer algo importante, mas não queremos fazê-lo. É justamente nesse momento que temos de ter coragem, para vencer a preguiça, o desânimo e o medo; pois, se formos fortes, vamos conseguir vencer e, com certeza, iremos nos desenvolver muito. Sensei fala que se reunimos coragem para desafiar algo, jamais teremos arrependimentos.
 

Ler a R Dez

A R Dez é a fonte de estudos da Divisão dos Estudantes. Mensalmente, ficamos em contato com as orientações do presidente Ikeda e direcionamentos da Divisão. Lendo as matérias dos níveis aprendemos informações importantes a cada mês. Também somos incentivados por meio dos relatos dos nossos amigos da DE do Brasil.

Dialogar sempre

Encontrar-se com as pessoas e dialogar é muito importante. Se passarmos por uma dificuldade, é sempre bom dialogarmos com alguém mais experiente. Essa pessoa pode ser o pai, a mãe, o irmão, o avô, a avó, um amigo de confiança e também o nosso responsável da DE. Provavelmente essa pessoa já passou por uma situação parecida e poderá ajudar a resolver o problema.

“Ser” um bom amigo


Tornar-se uma pessoa em que todos confiam e gostam de ter por perto. É muito bacana ter muitos amigos, mas o mais legal ainda é ser um bom amigo. Numa orientação, o presidente Ikeda diz: “Um bom amigo é aquele que está sempre se empenhando para ajudar outros a fazerem suas flores de felicidade desabrochar”.1
Estar junto de pessoas amigas faz muito bem e nos enche de alegria.

“Ser” um bom cidadão

Além de recitar Daimoku, participar das atividades da DE, ler a R Dez etc, como bons cidadãos, vamos cuidar e proteger a natureza, jogar lixo no lixo, não desperdiçar energia elétrica e água, entre outros. Fazer o bem é tudo de bom e nos deixa com a consciência leve.

Ensinar o budismo

Ensinar o Nam-myoho-rengue-kyo para os nossos amigos é levar felicidade para as pessoas que mais gostamos. Converse com seus pais ou com seu responsável para ajudá-lo a levar seu amigo na reunião da DE ou na reunião de palestra. É vencendo na concretização do Chakubuku que você irá acumular infinita boa sorte e a causa para sua própria felicidade.

Ser organizado

Que tal organizar as coisas antes de sua mãe pedir? Assim, evitamos muitas de nossas brigas com ela. Podemos organizar nossas bagunças e então saberemos sempre onde nossas coisas estão. Podemos também organizar o tempo fazer as refeições tranquilamente, brincar, fazer a lição e as orações! Nos sentiremos mais felizes pelas nossas vitórias e levaremos muitas alegrias aos nossos pais.
Com estas dicas, seremos sempre vitoriosos e estaremos trilhando o caminho dos dignos Sucessores Ikeda 2030!