Bloco ecologicamente correto

SOS Planeta
Edição 111 - Publicado em 05/Março/2011 - Página 28

Durante os meses do verão, chove muito mais do que qualquer outra estação do ano, ocorrendo enchentes em várias localidades do Brasil.
As enchentes são calamidades naturais que ocorrem quando grande quantidade de água se acumula devido a chuvas fortes e continuas. Em locais que têm grandes áreas verdes com muitas árvores e sem muita interferência do homem não há incidência de enchentes a ponto de prejudicar os moradores da região, ao contrário dos locais urbanos em que muitas pessoas ficam desabrigadas.

Essa diferença ocorre porque no campo o solo e a vegetação absorvem grande parte da água da chuva enquanto que, nas cidades, o solo está coberto pela camada de asfalto que não é absorvente e a água continua seu curso em direção aos rios e córregos. Porém até chegar ao seu destino encontram pelo caminho muito lixo nas ruas, desde aquele produzido em casa até aquele papelzinho de bala que jogamos na rua (e achamos que não tem problema).
Com a força da água é arrastado junto, causando o entupimento das bocas de lobo ou dos locais de escoamento de água.
  
Percebemos que a causa das enchentes está na própria ação do homem, então, se o lixo for jogado no lugar certo, diminuiria e muito os prejuízos que as grandes chuvas causam.
Para contribuir com a mudança dessa situação, precisamos, mais do que nunca, ter ações corretas para não prejudicar o meio ambiente. Podemos começar em casa, separando o lixo: plástico, papel e vidro podem ser reciclados e o óleo de cozinha pode ser usado para fabricar sabão (há supermercados que fazem a coleta desse óleo). Essas práticas ajudam a não poluir a água e diminuir a quantidade de lixo produzido.
Cada pessoa pode fazer a diferença e construir um lugar melhor de se viver.

Cuidar de sí, é cuidar do planeta!


Atualmente, quantos cuidados com seu celular, com seu iPod, iPad, e com o seu computador, não é mesmo?
E como fica os cuidados com a humanidade, com o planeta Terra?
E os cuidados com você mesmo?
Ora, você é parte do ecossistema. Saúde não se compra; portanto, saber cuidar de si mesmo significa cuidar de uma partícula do planeta — você!
Torne-se um grande cuidador e preservador de sua espécie, seguindo algumas dicas:
1. Tome banho todos os dias, escove os dentes depois das refeições e lave bem as mãos. Só tome cuidado para não desperdiçar água.
2. Mastigue bem os alimentos e procure colocar no prato só o que for comer, assim evitamos desperdício com comida.
3. Evite o fumo e evite também ficar próximo de pessoas que estão fumando. A fumaça contamina o ambiente e é tóxica também.
Acima de tudo, faça uma prática para manter a boa saúde e obter longevidade, que é uma das cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai.
“O propósito fundamental de uma vida longa e saudável é beneficiar outras pessoas na sociedade com nossas ações benevolentes (...) Boa saúde é algo que nós mesmos temos de assegurar, agindo com prudência e bom senso. A saúde é a medalha de honra das pessoas sábias.” 1
Vamos viver felizes e com saúde!

Água

Edição 114 - Publicado em 04/Junho/2011 - Página 32
No Budismo existe o princípio de esho funi, que significa unicidade da vida e seu ambiente, e podemos entender por intermédio dele que toda ação que fazemos influencia o local em que vivemos e vice versa.
Pensando nesse princípio budista, de que forma a sociedade está influenciando o meio ambiente?
Sabemos que, aqui no Brasil, temos a maior reserva de água-doce do mundo. Ela serve para beber e preparar alimentos. Parece que tudo vai bem, mas os rios e lagos estão sendo poluídos por resíduos industriais e domésticos (falta de sistema adequado de esgoto e tratamento de água) Com isso, o grande reservatório subterrâneo também está sendo poluído.
Se somos responsáveis pelos reflexos de nossas ações no meio ambiente, também podemos influenciá-lo positivamente praticando ações em favor da natureza. Converse com seus pais, amigos e responsáveis. Sobre a melhor forma de utilizar a água, dando o seu devido valor, pois ela é essencial para nossa vida. São pequenas ações de cada ser humano que farão a grande diferença.